XIII Abrapcorp

Entre os dias 6 e 9 de maio de 2019, a cidade de São Paulo receberá a 13ª edição do Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas da Abrapcorp.

A cada edição, em diferentes cidades do Brasil, a Abrapcorp busca promover um espaço de encontro e trocas entre pesquisadores das áreas de comunicação organizacional e relações públicas, mostrando-se um importante espaço de debate de temas relevantes para a sociedade.

O tema do XIII Congresso Abrapcorp: “Comunicação, Opinião Pública e Organizações”, cumpre o importante papel de construir o diálogo entre academia e mercado, tanto no âmbito nacional quanto internacional, além de conectar as temáticas anteriormente trabalhadas e estudadas nos congressos Abrapcorp já realizados. Esta edição do congresso busca ir ao encontro de uma demanda crescente sobre a importância do debate na formação das opiniões, na distorção da realidade, no volume incontrolável de informações e no papel do Estado, da Imprensa e de todos os membros da sociedade na comunicação ética.

Conheça mais sobre o tema dessa edição

O tema do Congresso Abrapcorp 2019 acontece face às grandes transformações que vivemos na contemporaneidade, com o advento das redes sociais digitais e a desconstrução dos fatos, sendo substituídos por novas verdades. A pós-verdade e o fake news deixaram de ser uma preocupação acadêmica ou ligada a teorias conspiratórias e entraram em nossas vidas de forma concreta. O congresso da Abrapcorp se propõe a debater as diversas construções de sentido e como ficará a formação da opinião em um mundo no qual há forças organizadas para descredibilizarem as instituições e criarem novas fontes de informação em lugar daquelas. A riqueza do tema só é superada por sua urgência e relevância. Debater os constructos sobre a formação da opinião de forma específica e geral é algo a que podemos chamar de cidadania.

Luiz Alberto de Farias

Membro do Conselho Consultivo

Mais do que pertinente, o tema do XIII Congresso da Abrapcorp: Comunicação, opinião pública e organizações é necessário às reflexões contemporâneas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Penso ser fundamental que tenhamos foruns qualificados de discussão sobre as práticas comunicacionais das organizações, seu impacto no mundo social e, sobretudo, sobre a atuação e os dilemas éticos dos profissionais que conformam suas estratégias à luz dos fenômenos de nosso tempo: das fake news, da pós-verdade, da produção massiva de notícias pelo cidadão comum e das práticas abusivas de influência da opinião pública.

Fábia Pereira Lima

Vice-presidente da Abrapcorp

O tema central “Comunicação, Opinião Pública e Organizações” do Congresso da Abrapcorp 2019 nos parece uma discussão premente. Veja-se o caso do conceito de opinião pública. Sua definição enfrenta inúmeras dificuldades de pesquisadores. Entre outras coisas, a opinião pública, por ser um objeto tão amplo e multiforme, está circunscrita aos debates em diversos campos científicos, incluindo o nosso da Comunicação. Em paralelo a esse desenvolvimento acadêmico, difundiu-se, de maneira mais ampla, também um entendimento pelas mídias: a de que existe na vida social uma expressão de opinião majoritária sobre certos assuntos. As chamadas pesquisas de opinião pública, que são posteriores à formação do conceito em vários planos científicos, ajudaram com essa ideia mais vulgarizada. Como se pode notar, há muito o que se discutir sobre esse tema. E ligar a discussão sobre opinião pública aos debates sobre comunicação e organizações pode ser, sem dúvida, algo instigante para todos os participantes de nosso congresso.

Claudia Nociolini Rebechi

Diretora científica da Abrapcorp