Grupos de trabalho
GT 1: Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG)
Palavras-chave: Ética; Alteridades; Comunicação organizacional; Subjetivação; Trabalho.
Ementa: Ética nas organizações e desafios morais trazidos pelo encontro com a alteridade. Perspectiva crítica acerca do estudo das vulnerabilidades que se apresentam de modo situacional, relacional e político nas relações de trabalho. Processos de injustiça e modos de resistência nos ambientes organizacionais, conflitos morais e de interesses. Enquadramentos institucionais, processos de subjetivação e (des)valorização do sujeito como ator político no contexto organizacional. Assimetrias e naturalização de ideologias neoliberais no processo de precarização do trabalho. A dimensão política do contato com as alteridades nos âmbitos interno e externo das organizações. Corpo, sofrimento e vitimização em testemunhos e narrativas de atores organizacionais.
GT 2: Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (Universidade Tuiuti do Paraná/UTP)
Palavras-chave: Consumos; Organizações; Comunicação organizacional; Marcas; Branding.
Ementa:
A partir de teóricos contemporâneos da comunicação e de diferentes campos de conhecimento, objetiva-se problematizar as questões relacionadas aos consumos das organizações e de suas marcas. São estratégicas a este GT as discussões sobre: marcas e reputação; branding; eventos como estratégias de consumo das organizações; as relações com os consumidores; e a imbricação teórica a partir de estudos de caso sobre a relação entre o consumo e as relações públicas. O consumo das marcas organizacionais evidencia os artefatos tecnológicos como forma de inserção e participação social, possibilitando novas formas de expressão. Nesses cenários, as organizações escancaram suas virtudes e mazelas com a rapidez engendrada pela comunicação. Enfatiza-se o convite para reflexões concernentes às implicações culturais, políticas e sociais da contemporaneidade, à luz das teorias da comunicação que problematizam as organizações enquanto agentes dos mais diversos consumos midiáticos.
GT 3: Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (Universidade Federal de Viçosa/UFV)
Palavras-chave: Discurso; Identidade; Relações de poder; Diferença
Ementa:
Estudos dos discursos organizacionais. Linguagens, retórica e produção de sentidos em comunicação organizacional. Estratégias discursivas e de visibilidade. Identidade, ethos e construção de imagem. Discursos organizacionais, opinião pública, relações de poder e ética. Diferença, experiência e processos de subjetivação política nas organizações. Discurso organizacional e sociedade.
GT 4: Relações públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (Universidade Federal de Santa Maria/UFSM)
Palavras-chave: Sociedade; Públicos; Cidadania; Comunidades; Política.
Ementa: Investigações sobre o papel das relações públicas nas dinâmicas sociais, na conformação da esfera pública, no desenvolvimento de controvérsias e nos conflitos de interesse. Estudos sobre os processos de formação e movimentação de públicos e da opinião pública. A comunicação para mobilização social e para a cidadania. Dimensões estratégicas da comunicação comunitária nos contextos das organizações. As atividades de relações públicas na construção da influência social e nos processos de comunicação pública e política.
GT 5: Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo/USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Universidade Estadual Paulista/Unesp)
Palavras-chave: Interculturalidade; Interseccionalidade; Grupos minoritários; Comunicação para a paz; Violência organizacional.
Ementa: O GT se caracteriza pelo olhar interdisciplinar mediante a intersecção de saberes de outras áreas do conhecimento com a comunicação organizacional e as relações públicas. O grupo de trabalho trata da comunicação intercultural em paralelo com a interseccionalidade. Abriga discussões sobre a interposição e intersecção de sistemas de opressão que se caracterizam pela multidimensionalidade de formas de violência, tais como: de gênero, étnico-racial, classe, pessoas com deficiência, geracionais, imigrantes e outros grupos que representam movimentos minorizados. Articula reflexões epistemológicas sobre comunicação, diversidade, identidade, violência organizacional, preconceito, xenofobia, estereótipos e diferenças culturais. São aceitos trabalhos relacionados à interseccionalidade e violência nas organizações (gênero, questão etária, LGBTI, étnico-racial, pessoas com deficiência, migrações, entre outras). Além disso, também aborda a comunicação para a paz no contexto dos Peace Studies, e comunicação intercultural no âmbito da comunicação nas organizações e a participação da comunicação nos processos de internacionalização e fusão de empresas.
GT 6: Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (Universidade de São Paulo/USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (Universidade Federal do Maranhão/UFMA)
Palavras-chave: Comunicação organizacional digital; Relações públicas digitais; Redes e mídias sociais; Inovação em comunicação; Tecnologias digitais.
Ementa: Teorizações, pesquisas, práticas e metodologias de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito digital. As possibilidades de comunicação a partir de diferentes plataformas de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e de seus impactos no processo de gestão e relacionamento nos ambientes organizacionais. Inovações tecnológicas e formas dinâmicas de expressão e comunicação nas organizações. Produção e gestão do conhecimento nas organizações e o papel da comunicação no processo de inovação. Estratégias, políticas e aplicações de comunicação e RP digitais no contexto das organizações. Redes e mídias sociais. A comunicação organizacional contemporânea, seus novos atores sociais e formas de relação com as marcas. Estudo dos influenciadores digitais e das novas tendências relacionadas à apropriação tecnológica na comunicação organizacional e nos relacionamentos com seus públicos.
GT 7: Teorias, metodologias e práticas de ensino de relações públicas e da comunicação organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (Universidade Federal do Maranhão/UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS)
Palavras-chave: Teorias de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional; Ensino-aprendizagem; Metodologias; Pesquisa; Formação acadêmica.
Ementa: Estudos epistemológicos e metodológicos do campo acadêmico e científico de comunicação organizacional e de relações públicas. Caracterização de paradigmas e metodologias para o conhecimento científico dos processos comunicativos nas organizações. Processos de investigação e experiências para fundamentação do ensino acadêmico e as implicações da teoria e da pesquisa na formação dos profissionais. Práticas docentes e laboratoriais como base para as futuras atividades profissionais. Aspectos curriculares, metodológicos e didáticos que permitam a adoção de novos olhares sobre o ensino superior de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.
Espaço jovem pesquisador
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (Faculdade Cásper Líbero/FCL)
Espaço de compartilhamento de estudos relacionados à Comunicação Organizacional e às Relações Públicas, no âmbito da graduação. Os trabalhos submetidos para o Espaço Jovem Pesquisador são resultados de pesquisas de Iniciação Científica (concluídas ou em andamento) e Trabalhos de Conclusão de Curso de caráter monográfico ou de caráter teórico-prático. Desse modo, o Espaço Jovem Pesquisador possibilita que estudantes de graduação e recém-formados apresentem suas pesquisas e troquem experiências acadêmicas entre si.